terça-feira, janeiro 22, 2008

UNIDOS PARA AJUDAR - UPA


Foi lançado este mês o movimento UPA – Unidos para Ajudar, parte integrante da campanha de sensibilização da Encontrar+se, Associação de Apoio às Pessoas com Perturbação Mental Grave.
Sob o lema “Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais”, o movimento aposta num projecto de associação à música portuguesa, através da parceria com personalidades marcantes do panorama musical português. Assim, todos os meses, duas personalidades da música nacional irão colaborar na gravação de uma canção alusiva aos temas propostos pela Encontrar+se, tendo sempre como ponto de partida dois conceitos antagónicos.
A associação procura assim alertar para a necessidade de uma mudança de mentalidades na forma como a doença mental é encarada entre nós. «O UPA procura, de forma responsável e alegre, levar as pessoas a dar o pequeno passo que fará toda a diferença no entendimento e aceitação das doenças mentais. Este “levanta-te contra” é tanto dirigido às pessoas que não aceitam, adiam, negam e vivem em sofrimento por causa de uma doença mental, como para qualquer um de nós que ainda lida mal com esta realidade», afirma Filipa Palha, coordenadora do Projecto Encontrar+se.
O projecto é concebido por Zé Pedro Reis (Xutos & Pontapés), em parceria com Paula Homem e Pedro Tenreiro, e terá a direcção artística e produção de Nuno Rafael, músico e cúmplice habitual de Sérgio Godinho. Paralelamente ao lançamento das músicas, serão gravados videoclips (de 30 segundos) dos singles editados. Todos os meses, os temas estarão disponíveis em formato digital no SITE da Encontrar+se E PODEMOS CONTRIBUIR COM UM DONATIVO. O projecto contará com a colaboração dos seguintes músicos nacionais:

Janeiro: Xutos e Pontapés / Oioai (discriminar e integrar)
Fevereiro: Rodrigo Leão / J.P Simões (negar e assumir)
Março: Camané / Dead Combo (separação e união)
Abril: GNR / The Gift (medo e compreensão)
Maio: Sérgio Godinho / a confirmar (culpa e tolerância)
Junho: José Mário Branco / Mão Morta (vergonha e aceitação)
Julho: Da Weasel / a confirmar (dependência e autonomia)
Agosto: Paulo Gonzo / Balla (ofender e respeitar)
Setembro: Mariza / Boss AC (desespero e esperança)
Outubro: Jorge Palma / Clã (solidão e fraternidade)

Sem comentários: