terça-feira, janeiro 30, 2007

BLACKOUT - 1 DE FEVEREIRO



Alterações climáticas: Cinco minutos sem luz para agir contra o desperdício

A organização francesa Aliança para o Planeta lançou um apelo mundial, propondo cinco minutos sem luz contra o desperdício de energia na quinta-feira, coincidindo com a divulgação do mais recente relatório sobre alterações climáticas.
Em prol do descanso da Terra, a organização lança um desafio simples: todas as pessoas devem apagar a luz entre as 19:55 e as 20:00 (entre as 18:55 e as 19:00, na hora portuguesa).
Os promotores da iniciativa, uma federação que agrupa várias associações ambientais, salientam que o mais importante não é apenas poupar cinco minutos de electricidade, mas chamar a atenção dos cidadãos, da comunicação social e dos decisores políticos para o desperdício de energia e a necessidade de agir com urgência.

"Cinco minutos de descanso para o planeta: não demora muito tempo, não custa nada e vai mostrar aos candidatos às presidenciais [cujas eleições estão marcadas para daqui a três meses em França] que as alterações climáticas devem pesar no debate político", é o apelo que a Aliança para o Planeta lança no seu site http://lalliance.fr/.

No dia 2 de Fevereiro é divulgado em Paris o novo relatório científico do grupo de especialistas que integra o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).
A câmara municipal de Paris já anunciou a adesão à iniciativa e vai desligar a iluminação na Torre Eiffel.
Outras comunas francesas vão participar desligando as luzes nalgumas praças.
Um restaurante pretende aderir propondo aos clientes jantarem à luz de velas.
A acção vai também contar com o apoio de associações brasileiras e belgas.
Um ministro belga anunciou no conselho de ministros que vai participar na iniciativa e convidou os seus colegas a fazer o mesmo.

Vamos lá contribuir!!!

Stone free!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Lights off, please!